1° Encontro Técnico das Cooperativas Participantes do Projeto – DNA - Genômica Aplicada
03 de Setembro de 2018, 10:12
No dia 30 de Agosto estiveram reunidos no CDL em Chapecó SC, as empresas Cooperativas dos Três estados do sul do Brasil, ( PR, RS, SC ) que aderiram como metodologia de trabalho para com o melhoramento genético dos seus rebanhos leiteiros, a Tecnologia Genômica Aplicada via o Mapeamento Genético de Fêmeas e a Bioinformática .
Na oportunidade, após as novas informações do comportamento do mercado da Inseminação artificial via tecnologia genômica e explanações sobre a Montagem e Aplicação de Modelos Genéticos, os participantes puderam efetuar a troca de informações perante as melhores maneiras de oportunizar, melhores rendimentos para com a logística do programa.
Selvino Giesel, presidente do conselho da Genômica Aplicada do sistema Aurora – MGA o qual engloba 7 cooperativas afiliadas, salientou os resultados positivos do melhoramento genético das filhas do programa, já que os resultados do Modelo Genético estão sendo agora recebidos pela leitura do DNA destas novas bezerras. Não podemos mais ignorar esta tecnologia que está em nossa condição de uso, para melhorar os rebanhos e fidelizar os cooperados o que é filosofia do sistema Aurora, comenta Selvino Giesel .
Enio Parmegiani, Coordenador do Sebrae, da regional de Chapecó, empresa esta parceira em todos os projetos junto as cooperativas, teve como foco, as intenções da instituição Sebrae, a qual entende como empresas importantes e dignas de investimentos por parte do estado, as propriedades Rurais produtoras de leite no campo.
Flávio Durante, Gerente do fomento leite da Cooperativa Copérdia, comenta que mesmo no início de nossos trabalhos ainda em 2012 , quando a tecnologia genômica era pouco difundida pode ver um caminho para o benefício dos produtores de leite da Copérdia, se diz também estar seguro da qualidade do programa e dos benefícios os quais já estão sendo apontados.
Jonei Bortolanza, presidente da DNA Genética do Brasil, empresa que pauta os trabalhos junto as cooperativas, em seu comentário enfatizou a necessidade de nossos departamentos técnicos, apresentar o programa aos criadores como um projeto definido e estudado para o melhoramento animal e não tão somente a aquisição de sêmen por preços , já que o produto vem sendo subsidiado pelas cooperativas.
Os trabalhos durante o dia foram conduzidos pelo Geneticista e Diretor Técnico da DNA, Celso Barbiero, onde palestrou ao longo do dia, nos principais temas do projeto. Em suas colocações ao Dep. de Marketing do evento, foi claro na filosofia que a tecnologia genômica necessita da aplicabilidade com apoio da Bioinformática para atingir seus reais objetivos.
No final do evento houve confraternização e sorteio de lembranças do evento aos participantes.
A DNA Genética do Brasil, agradece a todos pela participação neste dia proveitoso de trabalho.
COMENTAR
0 Comentário(s)